• Home
  • /Business
  • /10 erros mais comuns da logística no e-commerce

10 erros mais comuns da logística no e-commerce

A logística é estratégica para qualquer loja virtual. Por envolver uma operação especializada, a atenção com o envio das mercadorias deve ser redobrada. De acordo com o Procon-SP, a demora ou não-entrega dos produtos comprados é a reclamação campeã entre os consumidores virtuais.

Para evitar passar apuros, veja os erros mais comuns da logística no e-commerce:

Mau gerenciamento do estoque

Comprar e ser informado posteriormente que não há disponibilidade da mercadoria em estoque é motivo para perder o cliente. A dica para evitar o problema é escolher um CRM que avise quando um produto está acabando.

Não definir processos de expedição

A agilidade da loja na preparação do pedido impacta o tempo que o produto levará para chegar ao cliente. Um pedido padrão de expedição.  

Dispensar o rastreamento de produtos

É fundamental saber por onde anda o produto até a chegada na casa do cliente. Procure meios de entrega que informam todas etapas da logística, e mantenha seu cliente informado.

segredosdalogistica

Não planejar a logística reversa

Trocas ou devoluções são comuns no e-commerce, pois nem sempre o produto corresponde às expectativas do cliente. Antes de começar a operação, tenha em mente como vai funcionar a logística reversa.

Optar por procedimentos manuais

Há uma série de sistemas de gerenciamento disponíveis que atendem todos os estilos e bolsos. Pesquise e identifique o mais adequado para sua operação. Não conte apenas com as planilhas de Excel.

Limitar as opções de frete

Ofereça para o cliente pelo menos mais de uma opção de frete. Há transportadoras tão eficientes quanto os Correios, e quem compra pode escolher o serviço mais adequado.

Desrespeitar o prazo de entrega

A honestidade deve estar sempre em primeiro lugar. Mesmo que o prazo de entrega seja longo, nunca corra o risco de atrasar o pedido, pois isso gera stress em quem confiou na sua loja para a compra.

estudosdecaso

Errar no cálculo do frete

Se o valor apresentado para o cliente for mais baixo do que o real, a loja deverá pagar a diferença. Se o erro indicar um frete mais caro, a compra pode ser perdida. Ou seja, o lojista perde sempre.   

Escolher a embalagem pelo preço

Quando o cliente recebe o produto, ele representa a sua loja. Uma embalagem danificada, feita de forma incorreta ou inadequada não contribui para a imagem positiva do e-commerce.

Usar sistemas que não estão integrados

Se a loja usa sistemas distintos para gestão de vendas e gestão logística, é fundamental integrá-los. Dessa forma, não há riscos de ter problemas ou perder pedidos por falta de comunicação entre eles.