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4 dicas para resolver de uma vez por todas o desafio da embalagem

Não há dúvida de que os consumidores adoram o e-commerce pela sua conveniência e a facilidade de comparar preços rapidamente. No entanto, isso não significa que não haja espaço para melhorias. O design da embalagem é um aspecto do comércio eletrônico que pode ter efeito profundo na experiência e na lealdade do cliente.

Nossos especialistas já escreveram aqui no nosso blog sobre técnicas e métodos para se diferenciar dos concorrentes apenas por meio da embalagem. Se você ainda não fez a leitura, é só clicar aqui!

Mas voltando ao nosso tema de hoje, você deve ter ideia que, geralmente as queixas mais comuns sobre embalagens têm a ver com danos ao produto, e o uso de embalagens que são muito desproporcionais ao produto interno.

Aqui estão algumas práticas para resolver de uma vez por todas os desafios das embalagens:

#1 Tamanho ideal

A embalagem deve ser apropriada ao produto – nem muito pequena nem muito grande. Lembre-se: a embalagem serve para proteger o produto.

Caso seu e-commerce terceirize a logística, certifique-se com a empresa parceira, quais tamanhos e opções de embalagens eles dispõem. 

#2 Embalagem Sustentável

Ser verde está na moda. Com sacos plásticos sendo banidos em muitos países, a escolha de embalagens ecológicas não é mais uma opção, mas uma obrigação.

Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais orientados para questões sociais e ambientais. Utilizar embalagens sustentáveis feitas com material reciclado, por exemplo, despertam nos clientes o sentimento de que a sua marca toma medidas em direção a uma melhor administração ambiental.

Com as novas tecnologias de embalagem, os e-commerces podem empacotar e proteger seus produtos, melhorar a aparência, construir uma imagem de marca e melhorar a sustentabilidade. Pense sobre isso.

#3 Embalagem e a relação com o produto 

Como falamos a pouco, a embalagem do produto é uma maneira de surpreender nossos clientes. Existem três dimensões diferentes em relação a um produto:

Funcional: a utilidade do produto.

Sensorial: o que os compradores sentem quando têm nas mãos.

Emocional: como a compra afeta emocionalmente.

O aspecto funcional é fazer com que os produtos cheguem com segurança. Já as outras duas dimensões podem causar impacto e transformar clientes em fãs da marca.

#4 A embalagem pode ser um presente

Você já abriu uma caixa de produtos da Apple?

É difícil transmitir as emoções com palavras. Uma caixa que contém apenas o que você precisa, perfeitamente organizado, tudo branco impecável – você sabe que está abrindo uma joia.

A Apple leva o conceito de minimalismo ao máximo – o design da caixa é estudado milimetricamente e é assim por um motivo: se você já tentou colocar tudo de volta na caixa, provavelmente não conseguiu.

Atingir este nível é para a Apple e talvez outros poucos, mas pode ajudá-lo a perceber quão importante é uma boa apresentação para os clientes.

O design da embalagem é muito mais do que apenas manter os produtos contidos. A embalagem certa protege o que está dentro enquanto é esteticamente agradável, e é projetada para encantar o cliente e refletir a marca.

A experiência de compra do consumidor está evoluindo à medida que mais pessoas recorrem ao e-commerce para atender às suas necessidades. 

Lembre-se de que o equilíbrio é fundamental – não exagere com um pacote que pode lhe trazer mais problemas do que vantagens, mas nutra o primeiro contato que você tem com aqueles que compram seus produtos.