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A Black Friday não é mais a mesma e suas ações também precisam mudar

Na penúltima sexta-feira de novembro, dia 23, acontecerá a Black Friday, um dos eventos de maior rentabilidade para os lojistas. Mas será que estamos prontos para levar essa data realmente a sério?

Como começou essa história de Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, na década de 60. Devido à proximidade com o Dia de Ação de Graças (comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro). O termo surgiu diante do grande movimento de compras e fluxo de pessoas nas lojas que acontece após o feriado. 

No Brasil, a data se fortaleceu na última década, período em que o e-commerce também ganhou força. Hoje, ⅔ de todas as compras realizadas na data estão concentrados no mercado online.

Veja o gráfico de busca por Black Friday na evolução do Google:

Mas assim como a frequência de compras na data cresceu, a desconfiança do público também se tornou mais frequente. O termo “Black Fraude” também ficou na moda. Trata-se de golpes aplicados por lojas – físicas e virtuais – que simulam grandes descontos em cima de preços cheios. O consumidor ficou desconfiado e começou a cobrar legitimidade dos descontos. A pesquisa na concorrência também ficou mais frequente.

Em 2015, mais de 600 lojas adotaram o selo Ficha Limpa, iniciativa criada pela Câmara do Comércio Digital, com objetivo de reafirmar a integridade das promoções.

Público mais exigente, estratégia mais elaborada

Diante desse comportamento cada vez mais exigente do consumidor, o lojista precisa formular estratégias claras e atraentes de venda. Oferecer, além do desconto no produto, frete grátis ou abatimento acumulativo diante da quantidade de produtos pode ser um grande diferencial. Ter uma logística eficiente e que cumpra o prazo de entrega também é essencial – não apenas descontos falsos desgastam a relação, mas a demora na entrega pode fazer com que a loja perca seu cliente.

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Escolha bons parceiros nesta Black Friday

Para fortalecer a sua estratégia, tenha ao seu lado parceiros responsáveis e com estrutura para atender ao aumento de pedidos. É época de colocar o planejamento de marketing e vendas em prática. Escolha quem vai lutar com você esta batalha! Afinal, na Black Friday, para os lojistas, é quase Natal!