• Home
  • /e-commerce
  • /A tendência nacional é terceirizar tudo no e-commerce?

A tendência nacional é terceirizar tudo no e-commerce?

Com as novas tendências tornando mais fácil fazer compras online usando dispositivos móveis, a oportunidade de mercado só está projetada para crescer. Esse é um empreendimento lucrativo que você não pode perder se tiver um e-commerce.

Em 2017, o e-commerce cresceu 12% em relação ao ano anterior e obteve um faturamento de R$ 59,9 bi. Para 2018, o e-commerce nacional deve crescer 15% em relação a 2017 e faturar R$ 69 bilhões – os números são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Mas, a gente sabe que há muito a se fazer, e a maioria dos empreendedores online cometem o erro de tentar fazer tudo sozinho. Você deve procurar terceirizar e utilizar o crescente número de pedidos e serviços que permitem que sua empresa funcione de maneira mais tranquila.

Mas o que exatamente significa terceirizar e como saber quando é o momento certo para o seu negócio?

No contexto dos e-commerces, a terceirização está tomando uma parte dessa equação de negócios e confiando em um indivíduo ou serviço externo para lidar com isso para você. O termo é frequentemente usado no contexto de logística, mas hoje, você pode terceirizar tudo, desde o marketing até sua folha de pagamento e contabilidade.

Há vários fatores que é preciso considerar ao pensar se é ou não o momento certo para terceirizar. No entanto, é seguro dizer que, se você não tem tempo suficiente para se concentrar no crescimento de sua empresa, provavelmente é hora de começar a considerar uma estratégia que envolva terceirização. Veja algumas dicas que nosso time de especialistas separaram para vocês:

Seu negócio está decolando muito rápido

Sua empresa está crescendo muito rapidamente a ponto de se tornar difícil acompanhar esse crescimento? Soa como um bom problema para ter, mas não conseguir escalar pode fazer uma loja ir a falência. Com o potencial viral a apenas alguns cliques de distância – graças às mídias sociais – o sonho de sua loja virtual explodindo da noite para o dia não são tão improváveis. Para transformar um período de hipercrescimento em sucesso a longo prazo, você precisa ter um plano para implementar sistemas que levem sua empresa à escala.

Para vários desses processos (como armazenamento e atendimento), a terceirização é uma maneira de preencher a lacuna à medida que você cresce de uma pequena até uma grande loja virtual. A terceirização de processos demorados pode permitir que você se concentre em tarefas mais importantes, como contratar seu primeiro funcionário ou procurar um novo espaço para se estabelecer.

Você está pronto para expandir, mas ainda tem dúvidas sobre a contratação de novos funcionários

Você tem executado as coisas sozinho e, até este ponto, funcionou bem, mas está na hora de crescer. Talvez você ainda esteja inseguro para trazer funcionários. Então, como você pode escalar sua loja sem ter a infraestrutura de um negócio maior?

Terceirizar! Hoje, existem empresas especialistas em logística para e-commerce. São empresas que contam com um time de especialistas que são treinados para prestar o melhor serviço – desde o recebimento do produto até a saída para a casa do consumidor final.

A tendência é terceirizar tudo?

Com o número de serviços abrangendo desde a otimização de conversão até o atendimento, é mais fácil e mais acessível do que nunca terceirizar.

Existe um mito que terceirizar a logística é coisa de gente grande. Só os grandes e-commerces que podem. No Pier8, por exemplo, nossos boxes são modulares, e nós acompanhamos o crescimento da sua loja virtual. Se você tem 100 ou 1000 pedidos, nós nos adaptamos a sua realidade. 

Dizer que a tendência é terceirizar tudo, talvez seja um exagero. A realidade de cada e-commerce é diferente e cabe a cada empreendedor entender as suas necessidades. De toda forma, a terceirização de boa parte das operações online tem se mostrado eficiente, afinal, o que todo lojista online precisa e quer, são as vendas.