Como escolher uma empresa de fulfillment

Já falamos em nosso blog como o processo de fulfillment ganhou destaque e, hoje, é uma prioridade para todo lojista que vende online. Apesar da forte influência que sofremos ao longo dos anos por parte dos Estados Unidos, e de termos um mercado online consolidado, muitos empreendedores online ainda não sabem como escolher uma empresa de fulfillment.

E aí fica a pergunta: eu quero aplicar o fulfillment no meu e-commerce, mas não sei por onde começar. O que eu devo fazer?

Apesar de ser um termo que ganhou fama devido ao excelente trabalho de logística que a Amazon tem feito nos últimos anos, existem alguns pontos que podem ajudar você nessa escolha.

Umas das principais características de uma empresa de fulfillment é o fato de ser modular. É importante conhecer a gama de produtos que essa empresa trabalha e como ela pode se adaptar a sua realidade. Leve em conta essas perguntas:

  • Quais são os clientes que elas têm?
  • Quais são os nichos em que esses clientes atuam?
  • Se eu crescer muito nos próximos meses, essas empresa consegue acompanhar meu crescimento?

Essas perguntas são importantes, pois uma empresa que atua com vários segmentos, como cosméticos, ferramentas (algo mais pesado), eletrônicos, tem experiência suficiente para processar todo tipo de produto. Assim, é muito mais provável que essa empresa se adeque ao seu produto.

E o que uma empresa de fulfillment pode fazer pelo meu e-commerce?

Faça essas perguntas para si próprio: quanto tempo você gasta olhando seu marketing? Quanto tempo você gasta olhando sua logística? Quanto tempo você gasta com seu estoque?

Todas essas tarefas demandam muito tempo, e quando uma empresa de fulfillment chega para tomar conta de todo o processo logístico, todo lojista virtual consegue olhar com mais atenção para outros problemas importantes.

Além de tirar toda essa parte operacional do processo, as empresas de fulfillment também tratam do transporte – que geralmente é um problema para quem vende online.

Questões como envios e devoluções de produtos, são pontos centralizados na empresa de fulfillment.

Modelo Pier8 de Fulfillment

O primeiro passo, é entender o processo do cliente. Aqui no Pier8, aprendemos com nossos clientes. Claro, que sugerimos melhorias visando chegar a uma operação próxima a perfeição.

No primeiro momento, quando o cliente chega para gente, ele acompanha os primeiros pedidos. A equipe de operação passa por um treinamento para manuseio de cada produto, e só depois, quando nossa equipe chega ao padrão desejado pelo cliente, é que rodamos sozinhos a operação.

Quer conversar mais com a gente sobre isso? Entre em contato com a nossa equipe!