• Home
  • /Business
  • /Dicas express para melhorar a gestão do seu e-commerce

Dicas express para melhorar a gestão do seu e-commerce

Manter em ordem o estoque do e-commerce é determinante para o sucesso da loja. Vender um produto que está esgotado é um dos erros catastróficos que o cliente não perdoa. É muito frustrante realizar a compra, aguardar ansioso a chegada do pedido e no dia seguinte ser surpreendido com um e-mail da loja avisando que na verdade o produto não estava disponível. Mas você sabia que deixando de gerenciar bem o estoque não está colocando em risco apenas o relacionamento com o cliente, mas também a saúde financeira da loja virtual?

A operação de e-commerce tem como característica um giro alto de produtos, além da sazonalidade. Determinados períodos como datas comemorativas exigem que o lojista se prepare antecipadamente, garantindo um reforço no estoque. É justamente na sazonalidade que está o perigo. Em um primeiro momento, pode parecer sensato ter à disposição um espaço maior do que o necessário, pois assim não há o risco de não ter onde colocar a quantidade de mercadoria estimada para atender uma demanda de Natal, por exemplo. Porém, nos demais meses inevitavelmente haverá espaço ocioso no estoque.

segredosdalogistica

Dependendo de onde está o seu estoque, o custo de manutenção da área subutilizada ao longo dos meses pode ser mais alto do que o lucro gerado em um período com boom de vendas. Pouca gente faz essa conta e acaba se esquecendo de outro detalhe importante sobre o segmento: cada centavo conta. Para se garantir na briga de preços das vendas virtuais, o custo operacional da loja deve ser o mais enxuto possível.

Se há espaço ocioso no seu estoque – mesmo que apenas em alguns meses do ano – estude a possibilidade de armazenar seus produtos em uma estrutura modular, que se adapta à sazonalidade do e-commerce. Dessa forma você garante que está otimizando 100% o armazenamento dos produtos.