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Eucommerce – entenda o conceito do e-commerce que tem apenas uma pessoa na gestão

O aumento significativo das vendas na internet tornou cada vez mais atraente iniciar um negócio on-line. O e-commerce permite que você carregue uma variedade maior de produtos e alcance um grupo maior de clientes, com menores custos gerais e necessidades de armazenamento.

Se você é um pequeno e-commerce – ou não – já deve ter ouvido falar na expressão eucommerce. Mas afinal, o que isso significa?

Pense no canivete suíço, ele corta, perfura, abre garrafa e tem várias outras utilidades. Assim funciona o eucommerce. Existe uma única pessoa na gestão – geralmente o dono (a) – que é responsável desde o recebimento do pedido, a separação do produto, até a etapa final de envio para casa do cliente. Em poucas palavras: ele faz absolutamente tudo na loja virtual.

Se você é uma dessas pessoas, você sabe muito bem sobre o que estamos falando nesse texto. Porém, mais do que isso, queremos chamar atenção para os desafios que esse (a) super-herói enfrenta diariamente. Como sobreviver ao lado dos gigantes do e-commerce? Como ter um atendimento personalizado que encante os clientes? Como mostrar valor ao meu público de interesse?

Veja alguns desafios que o Pier8 quer te ajudar a resolver.

Falando ao seu público com a sua proposta de valor 

É fácil se concentrar em seu produto. Afinal, se você está vendendo roupas, eletrônicos ou cosméticos, você quer que os consumidores comprem esses produtos. No entanto, muitas vezes há uma grande diferença entre o público, mesmo dentro do mesmo nicho.

Sua marca, seleção de produtos, mensagens e muito mais, é completamente diferente para cada persona. A pergunta é: o que você está vendendo e para quem? Quanto mais específico você for, mais eficaz você será.

Antes de abrir sua loja virtual, tire um tempo para pensar sobre isso. E mesmo depois de lançar seu e-commerce, vá aprimorando esse conceito.

Descreva seu produto de uma forma diferente de todos

Comprar um produto online é status quo. Os consumidores são treinados para procurar on-line o produto exato que desejam. No entanto, os clientes usam um conjunto específico de informações para ajudá-los a decidir se os produtos on-line que desejam devem ser comprados de você. Tudo isso, se resume a três pontos: 

Visual: os compradores querem fotos. Idealmente, as imagens dos seus produtos devem ser de alta qualidade e alta resolução, e mostrar o produto a partir de uma variedade de diferentes ângulos.

Uma descrição detalhada do produto: aqui não vale o copia e cola. É comum vermos e-commerces que oferecem as mesmas descrições de um produto. Seja diferente, e use uma nova abordagem para falar de determinado produto.

Especificações do produto: se os produtos que você está vendendo tiverem especificações, verifique se eles estão listados. Muitas vezes, eles vêm diretamente do fabricante e ajudam os clientes a responder perguntas simples. Alguém que compra uma mesa, por exemplo, pode consultar as especificações e determinar se uma peça específica caberá em sua sala de estar.

Atendimento acessível

As compras on-line geralmente levam a perguntas: esses sapatos estão disponíveis no meu tom de azul favorito? Cadê meu pacote? Meu produto atrasou? É importante criar confiança, e não há maneira mais fácil de fazer isso do que ser transparente com suas informações de atendimento ao cliente e detalhes de contato.

No caso do eucommerce, essa é umas das prioridades. Você que está sozinho, precisa dedicar um tempo considerado do seu dia para atender cada pessoa.

Quando você dificulta o contato dos clientes (ou clientes em potencial), é menos provável que eles queiram fazer negócios.

Considere esses fatores:

  • Verifique se o seu site tem uma página de contato
  • Inclua o nome e endereço da sua empresa no seu site
  • Tenha um endereço de e-mail de atendimento ao cliente ou forneça um número de telefone que os usuários possam chamar

As melhores práticas de comércio eletrônico estão em constante evolução. Ao aprender com o que os outros fizeram, é possível evitar erros comuns e implementar melhores práticas que melhorem seus resultados, encantem os clientes e forneçam um bom impacto aos resultados finais.

Todo eucommerce precisa desapegar, muitas vezes sua loja virtual é quase um filho. Muitos não querem que ninguém interfira, afinal, ninguém pode fazer tão bem o trabalho quanto eles. Deixar que empresas especializadas cuidem da logística, não é coisa de gente grande. O pequeno e-commerce também, pode usufruir dessa oportunidade. Diminuindo seu trabalho, e deixando livre para focar no que realmente importa: as vendas.