• Home
  • /Fulfillment
  • /Fulfillment: descubra esse formato global de logística para e-commerce

Fulfillment: descubra esse formato global de logística para e-commerce

É indiscutível a influência americana – seja por tecnologia, processos, filmes ou produtos – em países do mundo todo, principalmente nos de cultura ocidental. E é essa influência que aos longos dos anos vem construindo um mercado eletrônico integrado e global.

Recentemente o processo de fulfillment ganhou destaque e hoje é, ou pelo menos deveria ser, uma prioridade para todo lojista que vende online. Apesar da forte influência que sofremos ao longo dos anos por parte do Estados Unidos, e de termos um mercado online consolidado, será que o processo de fulfillment americaniza o e-commerce brasileiro?

Somos 1   

O processo de fulfillment está revolucionando a forma como os negócios online são feitos, porém, seu verdadeiro impacto será uma coisa sentida num futuro próximo.

Os gigantes do e-commerce – que hoje estão à frente da curva – entenderam antes de todos nós, que o mundo e a economia global andam de mãos dadas, principalmente numa época em que quase todas as transações são realizadas digital e on-line.

Por isso, o processo de fulfillment apesar de ter sido criado pelos americanos, quando bem aplicado, é um passo largo para ficar à frente da curva.

Brasil e suas dimensões

Não podemos deixar de lado o tamanho e dimensões geográficas do Brasil. Somos um país gigante e que ao longo dos últimos anos viu o seu mercado eletrônico disparar.

Para se ter ideia da grandiosidade do e-commerce no Brasil, o Google divulgou um estudo apontando que, até 2021, as vendas online no Brasil devem dobrar quando comparada com as de 2016. Resumindo: um intervalo de 5 anos e os números de vendas deverão dobrar.

Mas o fulfillment americaniza o e-commerce brasileiro?

A resposta é não. O segredo aqui, é entender que fazemos parte de uma economia global integrada. Apesar de toda influência que sofremos dos processos americanos nos últimos anos, o fulfillment nada mais é, do que uma otimização do processo de vendas online no Brasil.

Nosso mercado é gigante, estável e auto suficiente. Somos o 10º melhor mercado online do mundo. Ficamos atrás dos seguintes países:

1. China – $562.66 bilhões;
2. Estados Unidos – $349.06 bilhões;
3. Reino Unido – $93.89 bilhões;
4. Japão – $79.33 bilhões;
5. Alemanha – $74.46 bilhões;
6. França – $42.62 bilhões;
7. Coréia do Sul – $36.76 bilhões;
8. Canadá – $28.77 bilhões;
9. Rússia – $20.30 bilhões;
10. Brasil – $18.80 bilhões.

Esses números nos mostram a força que o nosso país tem. Nem toda influência que sofremos pode ser boa, cabe aos nossos empreendedores online, extrair tudo aquilo que é excelente. Dizer que o fulfillment americaniza nosso mercado, é subestimar a grandiosidade das nossas conquistas nos últimos anos. O mercado online brasileiro chegou até aqui sozinho, com o empenho, força e sonhos de cada lojista online.