Moedas Digitais: tenho que aceitar?

A menos que você tenha vivido nos últimos anos dentro das cavernas, provavelmente, você já ouviu falar sobre as moedas digitais, em especial, o Bitcoin (BTC).

Mesmo que muitas pessoas vejam as criptomoedas como um investimento especulativo, elas chegaram para ficar. E dentro do cenário das vendas online, não poderia ser diferente.

Afinal, vale a pena aceitar as moedas digitais no meu e-commerce?

A resposta é sim! Vale adicioná-las como uma opção de pagamento se você administra uma loja online. Hoje, vários e-commerces já incluem opções de pagamento com as criptomoedas, e os números crescem a cada semana.

O Pier8 separou alguns motivos que vão convencer você a aceitar as moedas digitais:

#1 Fraude Reduzida

Fraude de cobrança reversa é uma ocorrência comum em plataformas de e-commerce. Veja como funciona:

Um cliente compra seu produto usando um cartão de débito ou crédito. Você entrega o produto ao cliente, mas depois que ele recebe, ele inicia um estorno, alegando que o pacote nunca chegou, ou que o cartão foi roubado ou alguma desculpa semelhante.

Você está preso desperdiçando recursos para combater a reivindicação. Você tem que provar que o produto chegou com sucesso enquanto a empresa de cartão bloqueia a compra nesse meio tempo. Isso é uma dor de cabeça das grandes para empresas de comércio eletrônico com um fluxo de caixa já limitado.

Pagamentos de criptomoeda são irreversíveis. Quando um cliente lhe paga, não há como reverter a transação. Você teria que iniciar um pagamento de volta para o cliente.

estudosdecaso

#2 Taxas menores de transação

A maioria dos processadores de pagamento cobram cerca de 3% por transação. Além disso, alguns também têm taxas mensais. Embora 3% possam não parecer muito, isso aumenta com o tempo.

As taxas de transação de criptomoeda são significativamente menores. As taxas atuais de Bitcoin são de aproximadamente  US$ 1 por transação.

Além disso, você tem controle sobre as taxas que você paga. Quanto maior sua taxa de transação, mais rápido você receberá seu pagamento. Se você não tiver pressa, basta definir um pagamento de taxa mais baixa.

#3 Privacidade na hora da compra 

Além das vantagens transacionais de aceitar criptomoedas, você também alcança mais clientes fazendo isso. Em um mundo onde governos e grandes corporações parecem estar acompanhando cada movimento seu, os clientes estão cada vez mais focados na privacidade.

Mais e mais pessoas estão começando a usar criptomoedas, como Bitcoin, para compras on-line, a fim de manter alguma forma de anonimato. Ter pagamentos de criptomoeda como opção no checkout ajuda a segmentar essa base de clientes.

Um perfil de quem usa as moedas digitais

Antes de inserir as moedas digitais no seu e-commerce, vale a pena passar o olho no perfil desses consumidores.

Veja abaixo um gráfico mostrando as informações demográficas dos usuários retiradas do site bitcoin.com.

continente

 

sexo

 

idade