Transporte terceirizado extravia mais?

O custo logístico – soma dos gastos com transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos – consome em torno de 12% do PIB brasileiro. Um número grande e que assusta muitos lojistas online.

Mas, cada ano que passa os e-commerces ganham força e se popularizam cada vez mais. E como todo crescimento, alguns problemas começam surgir. Um deles é o extravio das mercadorias – o desespero para qualquer um que vende online.

Atualmente, quase 70% de todos os produtos vendidos por meio do e-commerce brasileiro passam na mão dos Correios. E aí, ficam as perguntas: o que é melhor, transporte próprio ou terceirizado? É verdade que transporte terceirizado extravia mais?

segredosdalogistica

Antes de falarmos sobre o extravio de mercadorias, é preciso entender as diferenças entre Frota Própria X Frota Terceirizada, veja:

Frota Própria

De fato, existem algumas vantagens em realizar a gestão de uma frota própria. Por exemplo, a loja tem uma independência do processo, além de um controle absoluto. Assim, a agilidade na tomada de decisão pode ser mais rápida e menos burocrática.

Mas é preciso ficar atento, quando se escolhe esse tipo de logística, o lojista precisa ter ciência que existe um investimento inicial alto, além de manutenção, seguros, licenciamentos, treinamentos em equipes e etc.

Frota terceirizada

Apesar de não se ter controle total da operação, o custo de operação inicial é muito menor quando comparado com a frota própria. Além disso, não é necessário uma estrutura administrativa para fazer o controle da operação, e o custo de manutenção é bem pequeno.

Quando o lojista terceiriza sua logística, ele ganha fôlego para focar na gestão da loja, que deve ser seu core business. Esse modelo de negócios permite que uma operação altamente especializada e desafiadora seja realizada por quem tem a expertise necessária.

pontosdeatencao

Mas aí fica a questão, transporte terceirizado extravia mais?

Depende, se você tiver ao seu lado uma empresa de logística que tenha várias empresas de transportes parceiras, as chances da sua mercadoria extraviar são menores. Isso acontece porque, quando se tem um operador logístico, critérios de avaliação na hora de escolher, costumam ser geralmente mais rígidos.

Correios X transportadoras

Cada modelo de entrega possui prós e contras, cabendo ao empreendedor online escolher o mais benéfico tanto para o seu negócio como para os consumidores. Em alguns casos, pode-se até para fazer um mix, selecionando as duas forma de envio de produtos.