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Usar ou não? Saiba mais sobre as etiquetas RFID

Imagine a seguinte situação: seu e-commerce tem um grande estoque de produtos, e você precisa cadastrar todas as mercadorias no sistema da sua loja virtual. Um trabalho gigante, que precisaria de muita mão de obra – que na maioria das vezes quem empreende online não dispõe.

É por isso, que existem as etiquetas RFID. Da sigla de Radio Frequency Identification ou, em português, identificação por radiofrequência, essas etiquetas capturam os dados por meio da frequência de rádio.

 

E o que isso quer dizer?

Cada etiqueta, recebe um número de série único, que identifica o produto por meio de um microchip. A partir daí, o controle do produto no estoque é muito maior, pois, por meio da radiofrequência, o produto pode ser encontrado com exatidão.

Em poucas palavras, a etiqueta faz a identificação automática do produto, e todas as informações são registradas no sistema da loja. Trazendo agilidade e facilitando o rastreamento dos produtos.

 

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Todas as etiquetas RFID são iguais?

Não, as duas principais etiquetas são a ativa e passiva.

Etiquetas ativas: a implementação desse tipo de etiqueta é mais difícil. São mais sofisticadas e possuem baterias próprias para transmitir um sinal, por isso, são mais caras.

Etiquetas passivas: têm implementação mais simples e são mais baratas. Não possuem baterias e utiliza a radiofrequência do leitor para transmitir seu sinal.

 

E quais são os benefícios das etiquetas RFID?

– Previne roubos e trocas de mercadorias
– Reduz erros de armazenamento e estoque
– Agilidade no cadastramento dos produtos
– Diminuição da mão de obra (que pode ser usada em outro setor do e-commerce)
– Facilidade no rastreamento do produto
– Controle maior de estoque (não é necessário gastar tempo com uma verificação manual)
– Todas as etiquetas podem ser reutilizadas em outros produtos

 

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Sem dúvida, a utilização de etiquetas RFID melhoram muito a performance dos e-commerces, trazendo agilidade e processos com menos erros. Porém, essa tecnologia necessita de investimentos, que são mais caros que os famosos códigos de barra.

Investimentos com antenas, ferramentas de filtragem e leitores, são alguns pontos que todo lojista online precisa saber antes de embarcar nessa tecnologia. Hoje, já existem empresas que que alugam os equipamentos.

Se você quer investir um dinheiro no seu e-commerce, vale a pena pesquisar mais sobre as etiquetas RFID, sem dúvidas, elas estão aí para aperfeiçoar o universo do e-commerce.