Fulfillment sustentável – saiba como o dinheiro investido volta para você

Já falamos aqui, sobre como otimizar o processo de fulfillment – que refere-se a todas as etapas que as empresas devem executar desde o momento em que recebem um pedido até que os itens cheguem às mãos dos clientes.

O processo não é simples, mas quando calculamos o valor ganho x o valor investido, os números ficam positivo. Pense o seguinte: toda empresa tem seu núcleo de funções que permitem operar e ser lucrativo. Isso inclui áreas como marketing , produção, atendimento e muito mais.

E com o fulfillment sustentável não poderia ser diferente – desde que feito com planejamento, o processo desde o recebimento do produto, até a saída para entrega do cliente final, pode contribuir com a saúde financeira da sua empresa.

A importância do fulfillment

Os caminhos para o fulfillment podem assumir formas muito diferentes, dependendo do tipo de negócio que você executa. Se você está vendendo um produto físico, a maneira de realizar as necessidades desse cliente será muito diferente de um serviço menos tangível, como uma consulta.

Ter um processo de fulfillment bem desenhado e suave ajudará sua empresa a atrair clientes e satisfazê-los com seus produtos.

Mesmo assim, toda essa cadeira poderá ser diferente de acordo com o modelo de negócio. Veja algumas dicas e descubra como o dinheiro investido volta para você:

#1 Make-to-Stock

Esse modelo cria um produto em relação a uma previsão de vendas e vende ao cliente a partir do estoque de produtos encalhados. Isso é mais comum entre mercearias e varejistas.

Como o dinheiro investido volta para você: é comum nesses casos, fazer uma limpa no estoque, e girar mercadorias que não estão rodando. Lembre-se: produto parado é dinheiro perdido.  

#2 Produto personalizado

O produto é construído de acordo com as especificações do cliente a partir de um estoque com peças que já existem. Assim, enquanto o item é construído para se adequar ao cliente, as peças vão sendo escolhidas ao mesmo tempo.

Como o dinheiro investido volta para você: esse é um modelo de negócio mais complexo. Montar produtos únicos – de acordo com o perfil de cada pessoa, leva tempo, e precisa de muita tecnologia – mas empresas que enxergam a personalização do fulfillment, retém o cliente de uma forma muito maior. Lembre-se: cliente feliz, volta sempre.    

#3 Muito mais que dinheiro

Muito mais do que o dinheiro ganho de volta, o processo de fulfillment vai além. É uma métrica de eficiência, de retorno, e de compromisso do seu e-commerce com o cliente.

Empresas como Amazon, Netflix ou o próprio Google, vendem experiência. Nem tudo é sobre dinheiro, mas também sobre posicionamento, engajamento e fidelidade dos seus clientes.

Como mensurar a eficiência e o retorno do seu processo de fulfillment?

As empresas avaliam a eficiência de seus processos de fulfillment observando a Métrica do Pedido Perfeito.

Um pedido perfeito é aquele que está no prazo, completo e sem danos, junto com a documentação correta para acompanhá-lo.

Hoje, é fundamental para garantir que as empresas possam competir de forma eficaz, garantindo um sorriso no rosto dos seus clientes.

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