Produtos vencidos x estoque vazio – as dificuldades de uma gestão improdutiva de armazenagem

Manter um depósito produtivo dentro do seu comércio eletrônico não é tarefa fácil. Pior ainda se você precisa administrar ao mesmo tempo sua empresa – são muitos detalhes que requerem tempo e esforço. Mas quando você tem os procedimentos corretos, pode tornar sua vida muito mais fácil.

Seja com produtos vencidos ou estoque vazio, os desafios de uma gestão improdutiva de armazenagem pode levar sua loja virtual a falência.

Tenha em mente que a gestão do seu estoque é extremamente valioso para seu e-commerce. A escolha de como você valoriza essa gestão afeta tudo, desde seus extratos de lucros e perdas, seu custo de mercadorias vendidas e seu estado geral de finanças. Confira algumas dicas que irão te ajudar:

FIFO e os produtos vencidos

O primeiro a entrar, o primeiro a sair (FIFO) é um método de avaliação e administração no qual os produtos produzidos ou adquiridos primeiro são vendidos, usados ​​ou descartados primeiro.

O método FIFO segue a lógica de que, para evitar a obsolescência, uma empresa venderia primeiro os itens de estoque mais antigos e manteria os itens mais novos no estoque.

É uma maneira de driblar o problema dos produtos vencido. Quando você trabalha com alimentos ou produtos correlatos a saúde, o cuidado precisa ser ainda maior.

Para fins de tributação, o FIFO pressupõe que os produtos que permanecem no estoque são correspondidos aos produtos que foram adquiridos ou produzidos mais recentemente.

Estoque vazio e os prejuízos para saúde financeira do seu bolso

A organização de um depósito afeta quase todos os outros aspectos do seu negócio. Estabelecer um sistema de organização que funcione para o seu negócio é essencial – o cálculo aqui é muito simples: estoque vazio, vendas paradas, prejuízo financeiro. Por isso, mais do que falar sobre uma gestão improdutiva de armazenagem, queremos te dar dicas rápidas para reverter a situação:

Catalogue todo o seu estoque

Quando você receber uma remessa de entrada, certifique-se de que ela seja verificada imediatamente. Quanto mais rápido você souber de algum item danificado ou escassez, mais rápido você poderá resolver qualquer problema de gerenciamento de estoque.

Otimize processos de embalagem  

O tempo gasto na coleta de itens para seleção e embalagem constitui uma parcela significativa de seus custos operacionais. Quando você otimizar seus processos de seleção, economizá-ra tempo e dinheiro.

Controle de qualidade

Atribua controle de qualidade aos empacotadores, que podem inspecionar os itens enquanto os retiram dos box’s ou prateleiras. Ou, se seu orçamento permitir, tenha uma equipe de controle de qualidade que verifique os produtos entre o picking e a embalagem.

Treine sua equipe

É provável que os processos mudem de tempos em tempos, o que torna importante ter um procedimento em vigor para todos os funcionários se manterem atualizados. Treinar os membros da equipe para realizar outras tarefas também é uma boa ideia para aumentar a eficiência.

Terceirize sua operação

É claro que os custos da terceirização do processo logístico devem ser levados em conta. A boa notícia é que o setor se adaptou para oferecer soluções adequadas para o e-commerce, que tem lojas de todos os tamanhos. Se antes para terceirizar a logística era necessário alugar um galpão, hoje um operador com estrutura modular tem flexibilidade para atender também quem está crescendo, pois o tamanho do estoque se adapta à necessidade da loja – e os custos são mais acessíveis.

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